terça-feira, 23 de março de 2010

Ativ. 2.3 - Construindo Hipertextos


Como Utilizar as Tecnologias na Escola

Sabemos que hoje o foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, o desenvolvimento de projetos e não predominantemente a transmissão de conteúdos específicos. As aulas se estruturam em projetos e em conteúdos. A Internet está se tornando uma mídia fundamental para a pesquisa. O acesso instantâneo a portais de busca, a disponibilização de artigos ordenados por palavras-chave facilitaram em muito o acesso às informações necessárias. De acordo com o trecho da fala de Moran que nos leva ao despertar para as mudanças cada vez mais presente e necessárias na educação.

“Do ponto de vista metodológico, o educador precisa aprender a equilibrar processos de organização e de “provocação” na sala de aula. . Uma das dimensões fundamentais do ato de educar é ajudar a encontrar uma lógica dentro  do caos de informações que temos e organizá-las numa síntese coerente, mesmo que momentânea, compreendê-las. Compreender é organizar, sistematizar, comparar, avaliar, contextualizar. Uma segunda dimensão pedagógica procura questionar essa compreensão, criar uma tensão para superá-la, para modificá-la, para avançar para novas sínteses, outros momentos e formas de compreensão. Para isso, o professor precisa questionar, criar tensões produtivas e provocar o nível da compreensão existente.”

O avanço tecnológico é constante e a educação está revolucionando de acordo com a necessidade dos meios de comunicação, assim, a utilização de recursos tecnológicos (como DVDs, data shows, aparelho de televisão, computadores, lousa digital, etc) tem proporcionado ao professor condições de preparar uma aula diferente para que seu aluno possa ter outros meios de entender e assimilar conteúdos referente a aula em questão.

Propor temas interessantes, caminhar dos níveis mais simples de investigação para os mais complexos; das páginas mais coloridas e estimulantes para as mais abstratas é proporcionar nesta era digital meios do aluno em um tempo menor construir conceitos e adquirir conhecimentos do que era imaginário para um entendimento mais concreto, real.
                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário